IDENTIDADE

O Externato Padre António Vieira é um estabelecimento de ensino particular e cooperativo, fundado em finais da década de 50, do século passado, por um casal de professores que decidiu concretizar o seu sonho profissional. Sediado em Linda-a-Velha, é a mais antiga instituição de ensino privado do concelho de Oeiras.

 

Inicialmente, o Externato tinha como público-alvo famílias com crianças de idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, a frequentar o 1º ciclo do ensino básico. Na década de 60, o Externato alargou a sua oferta pedagógica, acrescentando a valência da educação pré-escolar, passando a receber também crianças entre os 3 e os 5 anos. Já na década de 90, com a mesma dedicação e paixão com que os seus pais fundaram o Externato, o atual Diretor acrescentou a valência do 2.º ciclo em resposta a muitos pedidos de pais que desejavam a continuidade de acompanhamento no desenvolvimento pessoal e formação académica dos seus filhos.

Com este crescimento tornou-se imperativa a mudança de instalações, conjugando tradição e modernidade, as novas instalações foram cuidadosamente pensadas e projetadas, permitindo a criação de espaços próprios para a prática educativa, desportiva e cultural.

Ao longo destas décadas o Externato tornou-se rapidamente uma referência educativa no concelho de Oeiras, tendo contribuído para a formação inicial de milhares de alunos.